Velozes e Furiosos 10

Velozes e Furiosos 10

18 de Maio, 2023 2 Por Plínio Perrú

Já vamos estrear nossa parte de críticas de cinema com esse filme que a gente só tem o que criticar. Um filme que se você diz coisas como “que filme mentiroso”, “tão verdadeiro quanto nota de 3 reais” ou “Que filme ruim!”, sabemos que você é o coração gelado. É um filme que não tem qualquer compromisso com as leis de Deus e da física. Ele tá aqui é adrenalina, nitro, turbo e carrão. E as vezes uma galera apetitosa de pareciar. Mas não é só testosterona, modelos e adrenalinas, existe um drama como rodovia principal aí.

“Velozes e Furiosos 10”, Universal Pictures, 2023

Dirigido por Louis Leterrier, mesmo de “Carga Explosiva” de 2002 e “Truque de Mestre” de 2013 e com roteiro de Dan Mazeau (“Fúria de Titans 2” de 2012), Justin Lin (“Velozes e Furiosos 4, 5, 6 e 9”) e Gary Scott Thompson (Basicamente todos os Velozes e Furiosos”). Tá bem dirigido e roteirizado. As escolhas de câmera, inclusive, são maravilhosas para resolver alguns possíveis problemas com atuação. Realmente é um tipo de filme que fica muito visível quando sem um diretor presente. E que ritmo! Podemos dizer que o roteiro não é de uma profundidade destacável, mas ele não é uma história vazia. A proposta mais dramática não abafou a adrenalina que é a linha principal do filme, o roteiro tá redondinho e prendem o interesse do espectador.

E o que é esse elenco, meu povo? Parece lista vip de festa de Hollywood. São rostos já conhecidos e já provaram pra gente seus pontos fortes e fracos atuando em Velozes e Furiosos, inclusive com aparição do Brian. Temos Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Jason Statham, Jordana Brewster, Tyrese Gibson, Ludacris, Nathalie Emanuel, Charlize Theron, Sung Kang, John Cena e Helen Mirren. De rostos novos temos Brie Larson, Alan Ritchson, Daniela Melchior. Jason Momoa e Leo Abelo Perry (Com apenas 10 anos). E em uma surpresinha que eu não vou entregar.

O filme se trata… ahhh fala sério. Carros, drifts, perseguições, explosões, quebra das leis e das leis da física, e vilões furiosos. Tem Jason Momoa fazendo o Dante, filho playboy vilão carioca, mas que não fala carioquês. O cara quer se Vingar do Toretto por ter roubado a grana deles lá naquele Filme que se passou no Rio de Janeiro. Só que ele não quer apenas matar o Toretto, que ver o cara sofrer na unha. É aí que ele faz armação, intriga, armação ilimitada, mexe com a família e com os amigos. E o pior: contrata um cara que não gosta de churrasco. Agora eu quero ver! O que você vai fazer, Toretto? Você vai conseguir salvar a todos? Agora faz assim: vá ao cinema, assista ao filme e volte aqui pra dizer o que achou.

Vale assistir no cinema, mas cuidado com a ansiedade atacada. Nota 4 de 5.

O filme estreia dia 19 de maio em todos os cinemas.